segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Francesco Totti: la leggenda romana


La leggenda romana (a lenda romana). É este o nome pelo qual decidi designar este verdadeiro homem do futebol. Um da escola antiga, um dos que já começam a escassear.

Vinte épocas ao serviço de um clube é fantástico. Ainda para mais quando se trata do clube do local onde nascemos. Pois bem, foi Roma que viu nascer este prodígio deste jogo que tantos aficionados aglomera. Foram vinte épocas onde quis mostrar o seu valor e todo o seu esforço, culminou na Bota de Ouro que conquistou em 2006/2007 (focando apenas, aquela que foi a sua maior conquista a nível individual). Colectivamente, já venceu competições de renome, como por exemplo o Mundial de 2006 pela Selecção Italiana, sendo titular na final frente a selecção francesa, mas abandonando o campo aos 61 minutos para dar o seu lugar ao médio Daniele de Rossi, seu companheiro de equipa da capital). Internamente, apenas ganhou por uma vez o campeonato, número muito escasso para alguém com a qualidade deste jogador.

Na Serie A, já participou em 511 jogos, tendo fuzilado 219 vezes o guarda-redes adversário. O seu faro pelo golo é enorme, não descurando, de forma alguma, o jogo colectivo, conseguindo efectuar passes de "régua e esquadro" com frequência. Um mero detalhe para tudo aquilo que está envolto a este craque. A perplexidade com que observo cada movimento de Totti é inquantificável. É o encontro da subtileza de um cavalheiro com o voracidade de um animal em período de caça. 

Quando os adversários ainda se encontram no túnel de entrada para o relvado e observam o número 10 de Totti, que orgulhosamente enverga a braçadeira de capitão da Roma, sentem de imediato o prazer de jogar no mesmo relvado que esta lenda, mas também o receio dos estragos que este poderá causar na muralha que já estará com toda a certeza preparada para se defender d' Il Capitano.

O segredo está na objectividade. Esse é onde Totti é sublime. Seja com movimentos simples ou complexos, o italiano sabe sempre o que fazer com a bola. Desfere remates com uma potência incrível com a mesma qualidade com que executa o chamado "último passe". Sente-se bem a jogar atrás do avançado, mas não há problema se o colocarem como homem mais adiantado no terreno.

Grazie per tutto, capitano! Sarai per sempre nei nostri cuori!

Aproveito para deixar um agradecimento a todos pelos 100 gostos na página de Facebook. Para quem ainda não a conheça, deixo aqui o link para a mesma: http://www.facebook.com/CalcioTattico

1 comentário:

  1. Parabéns pelo tributo a um jogador fantástico, que só não atingiu maior estrelato porque optou por manter-se fiel (mas bem pago) à sua AS Roma e à sua Citá...

    ResponderEliminar